19 janeiro 2009

PLANO DE MARKETING E ORÇAMENTO

 Plano de Marketing – programas ou linhas gerais de acção que incluem basicamente a afectação de recursos aos diferentes negócios e departamentos e a fixação de objectivos a atingir por cada um deles.
O plano de marketing consiste na quantificação dos custos e proveitos estimados pela empresa , decorrentes da implementação da estratégia definida. Devem-se estimar os proveitos decorrentes da estratégia de marketing definida e orçamentar os custos dessa estratégia. Neste orçamento irão quantificar-se os custos associados com cada variável do marketing mix.
Finalmente, é ainda usual fazer uma imputação dos custos de marketing por produto de forma a poder avaliar a verdadeira margem de contribuição de cada produto para os resultados da empresa. Em suma, o plano de marketing consiste na quantificação, por produtos e por variáveis do marketing mix, dos custos e proveitos que a empresa estima resultarem da estratégia de marketing que definiu.

 Orçamento – trata-se da quantificação dos custos e proveitos estimados pela empresa, decorrentes da implementação da estratégia definida. Devem-se estimar os proveitos decorrentes da estratégia de marketing definida e orçamentar os custos dessa estratégia. Neste orçamento irão quantificar-se os custos associados com cada variável do marketing mix. Finalmente é ainda usual fazer uma imputação dos custos de marketing por produto de forma a poder avaliar a verdadeira margem de contribuição de cada produto para os resultados da empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AUSTERIDADE, SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

AUSTERIDADE, SOLUÇÃO OU PROBLEMA? Terça, 05 Fevereiro 2013 17:01 É inequívoco que Portugal vive uma grave crise. Possui uma dívida soberana...