Análise SWOT – criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, professores da Harvard Business School, a análise SWOT examina a organização segundo 4 variáveis.
O objectivo desta abordagem é descobrir quais devem ser os objectivos e estratégias de Marketing. Através desta metodologia, e analisando a informação às auditorias de Marketing efectuadas previamente, poderá fazer-se uma inventariação das forças e fraquezas da empresa e das oportunidades e ameaças do meio ambiente.
Eis as questões a responder em cada um destes pontos:
o Forças – quais são os pontos fortes da organização? Quais as competências estratégicas que a distinguem da concorrência? Será que essas forças se traduzem em vantagens competitivas ao nível da quota de mercado ou da satisfação dos clientes?
o Fraquezas – quais os pontos fracos da organização? Quais as competências que precisamos de reforçar? Será que essas fraquezas implicam uma desvantagem em relação aos concorrentes e uma maior vulnerabilidade da organização?
o Oportunidades – quais são as alterações previsíveis no meio envolvente que podem transformar-se em oportunidades de negócio? Que novos mercados poderão despontar? Em que áreas se prevê um aumento da procura? Que eventuais alterações nas variáveis económicas, políticas, tecnológicas ou sociais terão um maior impacte na organização?
o Ameaças – quais são as alterações previsíveis no meio envolvente que poderão transformar-se em ameaças para a organização? Será que a economia ou a indústria vai entrar em recessão? Poderão aumentar as barreiras à entrada em novos mercados? Estará a empresa vulnerável a acontecimentos imprevistos no mercado ou nos seus clientes?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
AUSTERIDADE, SOLUÇÃO OU PROBLEMA?
AUSTERIDADE, SOLUÇÃO OU PROBLEMA? Terça, 05 Fevereiro 2013 17:01 É inequívoco que Portugal vive uma grave crise. Possui uma dívida soberana...

-
AUSTERIDADE, SOLUÇÃO OU PROBLEMA? Terça, 05 Fevereiro 2013 17:01 É inequívoco que Portugal vive uma grave crise. Possui uma dívida soberana...
-
Para além de alguns casos pontuais de dinamização industrial, sobretudo no começo do século XX, pode-se hoje apontar a década de 50, com o ...
-
REESTRUTURAR, REFUNDAR OU CORTAR O CABELO! É hoje consensual que as políticas de austeridade sobre uma economia debilitada, como a portug...
Sem comentários:
Enviar um comentário