04 fevereiro 2011

A responsabilidade social das empresas

A responsabilidade social das empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interacção com todas as partes interessadas. Assim, as empresas contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local. Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactos ambientais da empresa, o que poderá proporcionar vantagens directas para o negócio e assegurar a competitividade a longo prazo.

A responsabilidade social das empresas (RSE) é um tema de actualidade inquestionável. Nos últimos anos, consolidou-se a noção de que as empresas podem e devem assumir na sociedade um papel mais amplo, transcendendo a sua vocação básica de criação de riqueza.

O esforço e a atitude das empresas em respeitarem e incorporarem nas suas estratégias, princípios, práticas e normas de conduta que potenciem e enriqueçam as relações com colaboradores, clientes, accionistas, fornecedores, concorrentes e entidades públicas (Stakeholders), beneficiam toda a comunidade e é comprovadamente valorizado.



II. OS FACTORES DE DIFERENCIAÇÃO

Face ao contexto supra mencionado, deve-se fazer uma breve reflexão sobre a RSE, centrada em três vectores:

1. A forma como deve ser assumida a RSE e a sua inserção nos objectivos estratégicos das empresas;
Pela aceitação autentica e voluntária de princípios de conduta socialmente irrepreensíveis, ponderando aspectos éticos, sociais e ambientais nas suas tomadas de decisão tanto ao nível operacional como estratégico. Compete aos gestores equilibrar esta aceitação sem, prejuízo da criação de valor para o Accionista, mantendo a sua orientação para o Cliente, a motivação dos seus colaboradores e as suas obrigações sociais.

2. Qual o enfoque primordial que a RSE assume no contexto competitivo à escala global;
Centra-se particularmente no "Corporate Governance" e na transparência da aplicação de práticas e normas de conduta na sua relação com a Sociedade. A transparência é factor crucial de aferição do grau de Responsabilidade Social da Empresa em conjunto e como complemento ao ordenamento legal.

3. De que modo a RSE pode ser um factor de diferenciação e de vantagem competitiva.
Já é um facto de que as condutas e práticas socialmente responsáveis geram resultados, enquanto factor de valorização e sustentabilidade empresarial a longo prazo. Favorecem a imagem corporativa da Empresa, os seus produtos e serviços.


III. TRIPLE BOTTOM LINE

De acordo com o Livro Verde para a RSE da Comissão Europeia, as organizações “responsáveis” seguem um modelo de gestão baseado no triple bottom line, também conhecido por 3 P’s, que tem em consideração o impacto económico (profit), social (people) e ambiental (planet) de todas as actividades da empresa.

Impacto Económico – Os negócios devem medir o impacto económico que têm nos seus recursos humanos, fornecedores, sociedade, etc. Por exemplo, no relatório de contas, em que são normalmente destacados os lucros ou a rentabilidade da empresa, podem ser também sublinhadas as consequências que o seu desempenho tem na situação financeira dos seus intervenientes.

Impacto Social – A acção das organizações influenciam igualmente a dimensão social da vida de todas as partes que com elas interagem (empregados, consumidores, fornecedores, colaboradores, etc.). Esta preocupação reflecte-se, por exemplo, no respeito pelos direitos dos trabalhadores ou noutras iniciativas dirigidas aos recursos humanos, como o apoio à formação, a aceitação dos compromissos da vida privada dos colaboradores, o incentivo à participação dos trabalhadores nos sindicatos, etc.

Impacto Ambiental – Ao estarem atentas às implicações que as suas actividades têm no meio ambiente (sistemas naturais, ecossistemas, solos, ar, água), as empresas revelam a sua responsabilidade social. Neste campo, existem diversas medidas que podem ser promovidas pelos negócios, desde a reciclagem de tinteiros até à adopção de sistemas de poupança de energia.

IV. CONCLUSÃO

As empresas que se envolvem em projectos de responsabilidade social estão assim a integrar os valores do desenvolvimento sustentável na sua gestão. Deste modo, as organizações “responsáveis” não trabalham apenas para satisfazer as suas próprias necessidades, mas também para o bem-estar da sua geração e das gerações futuras. Quando cumprem a sua responsabilidade social, as entidades estão a zelar e a respeitar os interesses de todos.

As empresas que conseguirem através dos seus gestores, equilibrar as políticas de Responsabilidade Social da Empresa com os seus objectivos operacionais e estratégicos, conciliando ao mesmo tempo os interesses das partes interessadas (Stakeholders), serão as que atingirão maiores benefícios e vantagem competitiva. A Responsabilidade Social da Empresa será assim uma fonte inovadora de geração de valor e criação de riqueza não só para os seus Stakeholders, mas também para toda a Sociedade.


Renato J. Campos

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